sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

" Sir Arthur Conan Doyle " ... RELEMBRANDO... (Sherlock Holmes)

O mais famoso escritor de novelas policiais, nasceu a 22 de Maio de 1.859, em Picardy Plase, Edimburgo, Escócia. Filho de um funcionário público, seu pai queria que ele estudasse Medicina, e com esse objetivo matriculou-se na Academia de Stony -Hust, onde não ficou muito tempo. Em 1.875, depois de permanecer um ano em Feld Kirch, na Austrália, matriculou-se na Universidade de Edimburgo, onde viria a se formar. Foi aí que conheceu o Dr. Joseph Bell, um dos professores da Universidade em quem se inspiraria mais tarde, para criar o seu famoso personagem, Sherlock Holmes.

Diplomado, mudou-se para Southesa, Inglaterra, onde passou a clinicar. No primeiro ano de sua curta carreira médica, escreveu seu primeiro romance, intitulado " A Firma de Girdleston ", que voltou dos editores com a precisão de um pombo correio, conforme as palavras do próprio Doyle. Em 1.895, desposou uma jovem e tiveram 3 filhos. Um deles, Kingsley, foi ferido na Primeira Guerra Mundial, vindo a morrer logo depois de assinado o armistício.



A primeira obra em que apareceu Sherlock Holmes,"Um Estudo em Vermelho", surgiu em 1.896, não tendo despertado o mair êxito. Essa obra não rendeu nenhum dinheiro, como Doyle pretendia, mas valeu como apresentação de Holmes e seu assistente, o Dr. Watson, aos leitores. Somente a partir de de 1.891, a dupla começara a ter sucesso, vivendo ininterruptamente as suas aventuras nas páginas do Stand Magazine, até 1.896, quando Doyle deixou de escrever histórias de detetives para se tornar historiador e conferencista.



Nesse espaço de tempo, Doyle teve uma vida itinerante. Em 1.892, muda-se para a Suiça, para tratamento de saúde de sua esposa, oportunidade então que colocará o seu personagem esquiando pelas encostas geladas dos alpes. Em 1.894, excursionou pelos Estados Unidos, fazendo conferências. Foi a primeira de muitas viagens realizadas a esse país. Ao regressar a Europa em 1.895, decidiu morar no Egito, onde serviu como correspondente de Guerra. A enfermidade de sua esposa fê-lo voltar definitivamente para a Inglaterra. Durante a Guerra do Bôeres, da qual tomou parte ativamente, sempre fiel ao seu país. Em 1.902, foi nomeado Cavaleiro, pelo Rei da Inglaterra. As aventuras de Sherlock Holmes tem enorme difusão sob as mais variadas formas de expressão, inclusive através do cinema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário