terça-feira, 30 de maio de 2017

RELEMBRANDO ..........Velho Oeste ...... "Kit Carson".......Parte I de II

Kit Carson é lembrado até hoje como o mais importante explorador do Velho Oeste norte americano e suas expedições á Califórnia, no início da década de 1.840, contribuíram decisivamente para a formação de um senso de identidade nacional nos habitantes do país. Kit Carson nasceu em 1.809, no Kentucky. Um ano mais tarde, seus pais mudaram-se com ele para o Missouri, onde, ainda muito jovem ,ele aprendeu o ofício de seleiro. Após vários anos de exercício desta atividade,o jovem Carson deixou a casa dos pais, em busca de uma vida aventurosa no Oeste.



Em 1.829, ele estabeleceu sua base de operações em Taos, um vilarejo situado no meio do deserto, a 112 km de Santa Fé, no território que seria mais tarde, o estado no Novo México.De sua base em Taos, kit Carson empreendeu diversas expedições ás montanhas e através do deserto, guiando caravanas de pioneiros ou caçando. Graças ao seu caráter decidido e á sua lealdade, logo ele tornou-se famoso e procurado por todo mundo que desejasse viajar por aquelas terras. Naquela época, toda área circundante a Taos, pertencia ao México e não era permitido aos cidadãos norte-americanos caçarem ou explorarem qualquer recursos ali, mas Kit Carson sempre conseguiu guiar secretamente todos os caçadores de peles que quiserem retirar dali o seu sustento.



Numa dessas expedições, devido a um ataque de índios hostis, Carson e vários outros homens tiveram de retirar-se através do deserto até a região do Grand Canyon, no Colorado. Ali, obtendo ajuda de outros índios mais amigáveis, a expedição prosseguiu seguindo o curso do Rio Mojave , até sua nascente nas Montanhas de San Gabriel, a leste de onde hoje se localiza a cidade de Los Angeles. Das Montanhas de San Gabriel, Carson viajou até a Missão de San Fernando e, cruzando montanhas e planícies, chegou ao verdejante Vale de San Joaquim.Carson e seus companheiros estabeleceram-se então na bacia do Rio Sacramento,onde ficaram conhecidos por recuperar cavalos roubados,seguindo seus rastros por até 160 km, através das montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário