quinta-feira, 26 de abril de 2018

Quando o Superman fica furioso

Um dos maiores símbolos do que é ser um super-herói, o Superman sabe que cada vida é preciosa, podendo ser o mais pequeno dos seres. Com a destruição do seu planeta natal Kripton e a criação que teve com seus pais adotivos, o Homem de Aço aprendeu a controlar os seus poderes e sempre procura obedecer as leis, impendindo a si mesmo de matar.

Porém, mesmo o Homem de Aço é dotado de sentimentos e o ódio não é uma excessão na personalidade de Superman/Clark Kent. Em vários momentos, a expresão do Superman muda, seus olhos ficam vermelhos e neste momento de fúria, o "Azulão" não se segura, chegando perto de matar o seu adversário. (pelo menos nas histórias que eu li, o Superman não matou, mas ficou faltando pouco).

Então, vamos para uma pequena lista das vezes que o Superman ficou "P" (com letra maiúscula mesmo) e desceu o sarrafo sem se importar com o que estava a sua volta. Novamente, é uma pequena lista e quem se lembrar de mais momentos, manda para mim.  Vamos começar então:

Superman contra a Elite

Neste desenho animado, um grupo de jovens poderosos aparece e resolve fazer suas próprias leis diante das injustiças do mundo. E isto inclui torturar e matar. O Superman os enfrenta e tem uma violenta luta na lua, onde em desvantagem numérica, acaba levando uma surra e no final, toma um super golpe. Tudo isto sendo transmitido ao vivo, o que leva todos a pensarem que o Homem de Aço morreu.

Porém, o Superman está vivo, com uma voz ameçadora, olhos flamejantes e começa a eliminar sem misericórdia cada um dos jovens. No final ele volta para Terra para enfrentar o líder do grupo (que se chama Manchester Black). Com uma cara de louco assassino, o Superman parece não se importa com as pessoas em sua volta e manda ver nos golpes.



No final, decobrimos que o Superman estava fingindo, que não matou ninguém e que tudo não passava de um plano do "Azulão" para mostrar as pessoas o terror que seria se um ser superpoderoso resolvesse bancar o ditador. Apesar do fingimento, a cara que o Super fez, foi de dar medo.



Superman vs Mongul

Escrito por Alan Moore, a história "Para o Homem que tem Tudo" começa com a Mulher-Maravilha, Batman e Robin indo entregar presentes de aniversário para o Superman. Ao chegarem na Fortaleza da Solidão, eles se deparam com o Superman em pé, paralisado e uma estranha planta negra grudada em seu peito. Eis que surge um gradalhão de pele amarela chamdo Mongul que explica que aquela planta é a Clemência Negra e ela cria uma ilusão do maior desejo de sua vítima. Como se fosse um sonho. E o maior desejo do Superman era que o seu planeta Kripton não tivese sido destruído.

A Mulher-Maravilha parte para o ataque contra Mongul, porém, este se demonstra um adversário muito forte para a amazona. Equanto isso, Batman tenta de tudo para arrancar a planta do Superman, que está em um sonho com sua esposa e filhos e em uma Kripton que não explodiu, porém, tem sérios problemas sociais.



Batman consegue arrancar a Clemência Negra do peito do Super, porém, a planta se agarra no peito do Batman, que fica preso em uma realidade onde os seus pais não foram mortos em um assalto. Eis que o Superman finalmente acorda e pergunta quem é o resposável por isso. Robin descreve o ser que tá dando um cacete na Mulher-Maravilha, e com uma grande fúria, Superman grita o nome de Mongul.

Aí o pau canta, com os dois adversários trocando socos, pontapés, golpes de luta livre e, no caso do Superman, rajadas de calor. No fim, o Super olha para uma estátua dos seus pais biológicos e para de quebrar a fuça de Mongul, que se aproveita do momento de hesitação do kriptoniano, golpeia o Super e já está pronto para matá-lo. Eis que o Robin aparece com a Clemência Negra embrulhada na luva de Mongul (o Menino Prodígio conseguiu arrancar a planta do peito do Batman) e joga a Clemência Negra no peito de Mongul, que fica preso no seu maior sonho.

Novamente o Superman não mata. Porém, novamente foi por muito pouco que ele não cruzou esta linha. Esta história foi adaptada para o desenho animado Liga da Justiça Sem Limites, com a diferença de que apenas a Mulher-Maravilha e Batman visitam o Superman.



Superman vs Apocalipse

O monstro Apocalipse foi o responsável por "matar mesmo que temporariamente" o Superman. Porém, mais do que matar o "Azulão", Apocalipse fez com que o Superman perdesse as estribeiras legal. E isso em qualquer mídia que os dois tenham se enfrentado (desenhos animados, gibis, filme).

No clássico dos anos 90 "A morte do Superman", que foi a estréia do Apocalipse, em um determinado momento um garoto ao ver que a sua família está em uma casa incendiada, começa gritar pela ajuda do Superman. O Homem de aço prefere ignorar os apelos do menino pra perseguir e tentar parar o Apocalipse.



Esta já seria uma prova que o Superman não estava no seu normal. Porém, durante a luta entre os dois, tanto o super-herói quanto o vilão, não fizeram cerimônia de atacar com tudo. Cada soco dado, não importando qual lado golpeava, era suficiente para quebrar as vidraças das janelas dos prédios próximos.

No desenho Liga da Justiça sem Limites, o Superman usou sua visão de calor para tentar fazer uma lobotomia no Apocalipse, que impediu isso desferindo um forte soco nos olhos do herói. Mas e se o Apocalipse não desse este soco?
  

Reino do Amanhã

Outro grande clássico dos anos 90, a história em quadrinhos o "Reino do Amanhã" mostra um Superman mais velho e que buscou a solidão por não aceitar a nova ideologia dos heróis que basicamente consiste no bom e velho "bandido bom é bandido morto". Óbivio que o Superman volta para a ativa, óbvio que ele enfrenta alguns destes "novos heróis", óbvio que Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna-Verde, entre outros heróis antigos se juntam com o Superman para melhorar este mundo.

Porém, "Reino do Amanhã" não é um clássico por ficar na obviedade. O Superman e a Liga da Justiça impõe sua vontade contra aqueles que seguem a ideologia do "bandido bom é bandido morto". E é aqui que aparece o responsável por deixar o Superman furioso: As Nações Unidas.
  
Então, vamos para os momentos finais para entender a fúria do "Azulão". Acontecia uma revolta dentro de um presídio construído pela Liga da Justiça e o Superman era o único capaz de parar aquela bagunça. O problema é que um relâmpago chamado Capitão Marvel apareceu e este relâmpago é um dos poucos seres da Terra capaz de parar o Superman. O pior, este relâmpago sofreu uma lavagem cerebral nas mãos de Lex Luthor e não sabe mais a diferença entre o certo e o errado. Então, o confronto entre titãs é inevitável.



Depois de uma dura batalha entre estes dois heróis poderosos, o Superman percebe que o governo americano lançou três bombas atômicas contra os super-seres que estavam se enfrentando dentro do presídio. Batman e Mulher-Maravilha conseguem deter duas bombas, mas sobra uma que vai direto para o presídio. Superman explica para o Capitão Marvel que evitar ou permitir a explosão da bomba é uma decisão para um ser que conhece ambos os mundos, dos super-heróis e dos humanos. E que o Capitão Marvel era o único que conhecia estes dois mundo, pois com uma simples palavra (Shazam) Marvel transitava entre os super-heróis e os humanos.

O Superman voa em direção a bomba, porém, o Capitão Marvel fala sua palavra mágica, joga o Super de volta para o chão, segura a bomba no ar, e gritando várias vezes "Shazam", explode a bomba acima do presídio. Ao ver o sacrifício de Marvel e que alguns heróis morreram na explosão, Superman deixa o ódio lhe consumir, voa até as Nações Unidas com a intenção de derrubar o prédio em cima de quem estivesse lá.

Novamente, o Superman não comete homicídio (para entender isso, precisaria explicar toda a história do "Reino do Amanhã" e isso deixaria este post ainda maior), mas esta foi uma das poucas, senão a única vez, que o kriptoniano volta sua fúria para a humanidade (ou, neste caso, para os representantes dela).

 


Superman vs Darkseid
  
Darkseid já foi o responsável por fazer o Superman perder a paciência diversas vezes. No desenho animado "Superman - Série Animada", por exemplo, Darkseid solta seus raios ômega contra um amigo do Super (o policial Dan Turpin) pulverizando o pobre coitado, fazendo o Superman destruir um tanque de batalha alienígena com as mãos. 

 No mesmo desenho animado, Darkseid faz uma lavagem cerebral no Superman, fazendo o kriptoniano acreditar que é o seu filho e que o planeta Terra é o inimigo. Quando volta ao normal, o Superman vai até o planeta do Darkseid ensiná-lo com quantos paus se faz uma canoa.


 
Porém, na minha opinião, uma das melhores lutas entre os dois aconteceu no desenho animado "Superman/Batman - Apocalypse". Indo direto para o que importa, quando tudo parecia terminar bem, Darkseid aparece na fazenda dos pais adotivos do Superman, manda o "Azulão" para o espaço e começa uma incrível luta contra a Super Moça. 



O Homem de Aço volta para a Terra e depois de ver a Super Moça desacordada devido a surra aplicada por Darkseid, superman parte com tudo contra o vilão. O "Azulão" literalmente se transforma em um furacão de socos e rajadas de calor e não parecia que iria aliviar no ataque.

 

DC Universe


No jogo de videogame "DC Universe Online", podemos ver uma das melhores aberutas feitas para um game. Bem, em uma realidade alternativa está acontecendo uma batalha entre heróis liderados por Batman e vilões liderados por Lex Luthor. Entre os embates podemos destacar a luta entre o Lanterna-Verde e o Adão Negro, e a Mulher-Maravilha contra o Exterminador.

Luthor entra no campo de batalha, segura a Mulher-Maravilha e a faz grita com um choque, chamando a atenção do Superman, que estava no espaço, em frente do sol. O Superman abre os olhos, que brilham vermelhos, vem paraw Terra como um cometa, e já atropela Lex Luthor.



Lex, que não é bobo nem nada, pede ajuda para o Adão Negro, que vem voando segurar o Superman. O Adão Negro acerta alguns socos no Homem de Aço, que rapidamente domina o adversário e libera sua visão de calor em cima do Adão.



Apesar de ser uma realidade alternativa, Superman desta vez matou. E mais do que isso, o "Azulão tava muito da hora na abertura do jogo.

Pessoal, então estas foram às vezes que o Superman ficou furioso! Claro que existem outros momentos, mas coloquei aqueles que eu tinha visto. Quem tiver outros momentos do "Azulão" vermelho de raiva, fique a vontade para colocar nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário