quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A tristeza da guerra ilustrada em quadrinhos

Olá, pessoal! Hoje irei falar sobre o excelente "Conflito do Vietnã" (The Nam no edição americana), lançado pela Marvel Comics ente os anos 1986 e 1993. Lembrando muito filmes como Platoon e Apocalipse Now, em "Conflito do Vietnã" não é uma luta de mocinhos e bandidos. É uma guerra real, sangrenta e covarde, onde o mais importante é sobreviver.

Bem-vindos ao inferno!


Com o roteiro de Doug Murray (que serviu no Vietnã) e desenho de Michael Golden, "Conflito do Vietnã" é um carrosel de emoções pelas suas páginas: um momento triste pode ser torna alegre em pouco tempo e  vice-versa. As histórias são focadas na camaradagem e brigas da 23ª Companhia com a Guerra do Vietnã como pano de fundo. E lógico, sem esquecer as figuras históricas e reais que fizeram parte deste acontecimento.

Tristeza e alegria se revezam nas páginas de "Conflito do Vietnã"


Iceman, Pig, Daniels, Rob, entre outros soldados são expostos mostrando seus medos, suas alegrias, suas famílias e suas perdas. E não pense que todos estã seguros para saírem intactos desta guerra, pois diante de uma arma, até o melhor soldado é tão frágil quanto porcelena.

Não procure mocinhos e bandidos aqui!


Uma coisa muito legal nas revistas é que no rodapé vinha o sginificado das gírias usadas pelos personagens, como clics (que significa quilômetros) ou rock and roll (que significa tiroteio sem parar).

É hora do Rock and Roll!


Na última edição lançada no Barasil (nº 19) ainda temos a presença do Capitão América, Homem-de-Ferro e Thor, porém, como uma divertida imaginação de um dos soldados que se pergunta "E se este heróis viessem lutar esta guerra".

Thor, Capitão America e Homem-de-Ferro capturam Ho Chi Minh (quer conhecer um pouco mais sobre ele? Clique aqui!) e terminam com a guerra! (claro, isto é só uma imaginação)


"Conflito do Vietnã" prende sua atenção do começo ao fim! Excelente história, personagens carismáticos, assuntos como dorgas, racismo, questões morais, enfim, ingredientes não faltam para você começar a ler e refletir sobre os efeitos que a guerra causa no homem.

Toda guerra deixa cicatrizes expostas e escondidas!


Abaixo, as capas das revistas:





















Mas para frente farei um post sobre a Guerra do Vietnã! Mas se você quiser saber um pouco mais sobre este conflito, clique aqui!

Pessoal, é isto! Saibam que estou esperando por vocês na minha loja "Túnel do Tempo" com este e muitos outros títulos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário