segunda-feira, 26 de junho de 2017

RELEMBRANDO ...... Cowboys e Indios ..... Só Lembranças ......Parte III de IV

Na década seguinte, o cinema realiza uma revisão do bang bang : as histórias são mais realistas, não existe mais o romantismo exagerado que envolvia o cowboy. Atualmente.quando se anunciava uma vez mais o fim dos filmes de bang bang, dois exemplos recentes e de qualidade :- O Cavaleiro Solitário e Silverado ´provam que o velho Oeste é um tema inesgotável e que jamais morrerá, enquanto houver um fã de cinema. Se os cowboys sempre foram endeusados, o mesmo não aconteceu com os indios - tanto no cinema quanto na vida real.



Tratados como selvagens e assassinos sanguinários, os primeiros habitantes do Oeste foram sendo aos poucos dizimados, esprimidos em reservas, e ainda hoje os sobreviventes lutam para conseguir seu reconhecimento como uma raça nobre que foi atropelada pelo progresso, pela ganância e pela selvageria da civilização. O fim dos índios é tão triste quanto sua história. Após a vitória conseguida em Little Big Horn, os índios são praticamente dizimados pela cavalaria, que procurava se vingar da morte de seus companheiros.



A paz entre brancos e índios é considerada á força e os peles vermelhas aceitam trocar as vastidões de suas terras pelas pobres reservas. Desse modo, o governo americano acreditava que, transformando-se em pacatos agricultores de suas terras. Obviamente, as autoridades ignoraram a grandeza e bravura desses homens. Sem poder caçar e cavalgar pelas planícies, os índios, agora em pequeno número, não tem outra saída a não ser se resignar, a viver em paz e na pobreza, pois as melhores terras foram entregues aos grandes criadores e agricultores. Afinal toda aquela população que correu ao Oeste em busca de novas terras precisava comer e a região tinha que se desenvolver.



Mas mesmo nas reservas,os índios não conseguiram sua paz. Em muitas de suas terras, é descoberto petróleo e os homens de negócios mais uma vez se sentem tentados. Algumas tribos acabam perdendo o seu solo, mas outras como os índios Oklahoma, fazem contratos com exploradores de petróleo e ficam ricas. Infelizmente, nem todos tiveram essa sorte. Os Oklahoma foram apenas uma excessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário