segunda-feira, 11 de setembro de 2017

" Branca de Neve e os Sete Anões " .....RELEMBRANDO

Há muitos e muitos anos, havia um Rei que mandava e desmandava sobre todos os súditos do seu Reino. Ele tinha uma filha que se chamava Branca de Neve, e a quem todos amavam pela bondade do seu coração. Nada perturbava a felicidade daquele mundo até que a ele chegou uma estrangeira, mulher de extraordinária beleza, que tomou conta do coração do Rei e nele ocupou o lugar da mãe de Branca de Neve, a Rainha que falecera quando esta era ainda pequena.



O egoísmo e a maldade da nova Rainha transformavam em desgraçados todos os até então felizes habitantes daquele país. E Branca de Neve-cuja formosura aumentava á medida que os anos passavam- foi o alvo da inveja de sua cruel madrasta. Em certo dia radioso de primavera, a Rainha se fechou em seus aposentos, onde guardava um espelho encantado, e depois de se contemplar por algum tempo, perguntou-lhe qual era a mulher mais bela de seu Reino. E o espelho respondeu : " Branca de Neve é a mais bela ". A Rainha.dominada pela ira ....



Esta história de Branca de Neve, contada assim ou de modo diferente, há mais de 100 anos vem passando de boca em boca, de geração em geração, algumas vezes com exagero , outras vezes melhoradas - sempre, porém , repassada do mesmo espírito de candura, e de compaixão pela pobre menina que nascera princesa, mas que tanto sofria por culpa da madrasta.....



Por muitos e muitos anos, quase todas as histórias infantis, as da Carocinha ou as do Arco da Velha, quase sempre tiveram a madrasta para pagar o pato.... Com o advento das histórias em quadrinhos, houve uma transformação quase radical. Certamente que entramos em plena democracia, e era natural que desaparecessem Reis e Princesas, anões e feiticeiros, nos contos infantis. Estávamos na época da eletricidade.



Não era possível,assim, continuar com excessivas fantasias e irrealidades e, terminando-se com as fantasias de certas histórias, terminavam-se também, as campanhas contra as madrastas, que a verdade é que madrasta é uma segunda mãe- e sendo mãe, não merece o epiteto de malvada, sempre recebido. Nas histórias em quadrinhos da época moderna "essa questão de família" não entra em jogo. Graças a Deus.... nas histórias em quadrinhos modernas há muito tiro que não mata ninguém, há muito bandido de brincadeira que substitui feiticeiras, há muito mocinho que substitui os principes.... mas voltando á Branca de Neve .Eis a história aqui, muito antiga, sim, mas modernizada para o gênero dos quadrinhos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário