História em Quadrinhos Parte I
A história em quadrinhos uma das formas de cultura de massa mais avidamente consumidas, nasceu para o jornalismo no fim no século passado, mas tem suas origens mais remotas na antiga China, em Pompéia e em Atenas onde a comicidade nas artes visuais já era bastante difundida. Quando foi inventada a imprensa, desde cedo os editores descobriram que a ilustração cria novos estímulos para a leitura tornando mais amena e elucidativa.
A concretização deste pensamento, foi levado às últimas consequências: Tudo o que pudesse ser narrado com figuras não o deveria ser com palavras. Mas só no século XIX foram superadas dificuldades técnicas que impediam a aproximação dos desenhos aos textos. O cartoons que exerciam funções críticas dos costumes e classes sociais começaram a contar uma história e precisaram de mais espaço: triplicaram donde nasceu a tiras. As tiras ganharam espaço nos jornais, agruparam-se em blocos e exigiram mais páginas-surgiu a revista.
Foi a partir de 1933 que os quadrinhos passaram a ser editados em publicações próprias, os chamados "Comics Book”. As revistas logo no inicio fascinaram os jovens. Mas os conservadores viam esse novo tipo de arte como um perigo iminente. Assim como eles jamais perceberam uma exposição de arte surrealista dificilmente poderiam perceber que as revistas de historietas eram tão exóticas quanto iluminuras do século XIII. Não tendo nada percebido sobre a forma nada podiam perceber do conteúdo, violência e agressão. Era tudo o que percebiam em consequência, como uma lógica ingênua, preparavam-se para ver a violência inundar o mundo.
Como alternativa, atribuíram os crimes as histórias em quadrinhos. Uma das críticas mais comuns é que o cinema, rádio e TV não podem substituir os compêndios de estudo. Séculos atrás, os livros impressos para uso de estudantes foram denunciados por que não podiam ter autoridade dos mestres falando diretamente com o aluno. Assim no passado como no presente um efeito comum: Antes condenavam a escrita, os livros, hoje condenam os efeitos visuais.
Essa é a primeira parte da “História dos Quadrinhos “, vamos mergulhar nesse universo em três partes que publicaremos semanalmente.
Até semana que vem!
Jorge Hata.