quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Aventura e ficção em qualquer século!

Olá, pessoal! Bem-vindos a mais um post do blog Hata Quadrinhos! Hoje vamos falar da interessente coleção "Aventura e Ficção" publicada aqui no Brasil pela editora Abril, entre setembro de 1986 a janeiro de 1990, com um total de 21 edições. Os desenhos são em preto e branco e lembram muito aquela antiga linha de revistas do Conan, O Bárbaro (que em breve, eu irei falar sobre a coleção do Conan).

Belíssimo desenho da personagem Shondra!


As revistas trazem várias histórias em diferentes épocas, cheias de ação, suspense, sensualidade e claro, aventura e ficção. Na mesma edição, você pode começar a ler sobre povos bárbaros e depois, estar diante de uma aventura espacial.

Épocas passadas de magia e "guerreiros sem camisa". Épocas que ainda acontecerão de "armaduras Hi-Tec".


A coleção "Aventura e Ficção" publicou muito material da Marvel Comis, e a partir da edição número 14 começou a publicar materia de editoras européias. As histórias eram soltas, quero dizer, não tinham um cronologia definida para os eventos(um personagem poderia aparecer em uma edição e desaprecer nas seguintes).

Este aqui dispensa apresentações, né?


Desenhistas como John Byrne, Frank Miller, John Buscema, entre outros, mostravam o seu talento nos quadrinhos da revista.

Traço quadrado, bem característico de Frank Miller!


E além destes desenhistas estrangeiros, "Aventura e ficção também contou com a criatividade brasileira com desenhistas e escritores como Deodato Jr., Marcelo Campos e Flávio Calazans.

Virgulino Lampião também deu as caras na "Aventura e Ficção".


Como já foi dito, a revista publicou muito material da Marvel, por isso, personagens da editora americana (os famosos e os não muito conhecidos) davam as caras nas páginas das revistas: Thor, Viúva Negra, Kull, Senhor das Estrelas (sim, o personagem principal do filme "Guardiões das Galáxia), entre outros.

No quadro acima, Viúva Negra enfiando a bota na fuça de algum folgado. Abaixo deste quadrinho temos "O Senhor das Estrelas" (bem diferente do "Guardiões das Galáxias") e o atalante Kull.  Ao lado, temos o "Poderoso Thor".


Na edição número 8, o filme Robocop (de 1987) tem toda sua história contada em forma de quadrinhos. Com algumas modificações (a censura naquela época era forte), a revista conseguiu transmitir toda clima de violência do filme.

Dos cinemas para os quadrinhos


Outra história que destaco é do dançarino e espião Paradox, da edição número 3. A história se passa no século XXII e a trama envolve a morte de um importante político, uma droga ilegal chamada Fogo Ardente (que literalmente queima o usuário), chantegem, e corpos cuidaosamente esculpidos. Paradox tem o poder de se transforma em qualquer pessoa (terráqueo ou extra-terrestre) e conseguir as qualidades e defeitos do indivíduo.

Acima, Paradox utiliza os seus poderes de transformação! Abaixo, ele utiliza os bons e velhos pontapés!


Também temos as divertidíssimas histórias de Vulcão, um homem negro, forte, sem muita paciência, que mora em um mundo pós-apocalíptico. Para resolver os seus problemas, seja para conseguir uma pizza ou para conseguir galões de água, Vulcão não economiza para distribuir socos, pontapés e tiros.

Vulcão dando bordoada em uma gangue de mutantes, apenas para conseguir uma pizza!


Eu tenho os 21 números na minha loja! Abaixo, segue as capas das revistas, agrupadas três em três, na ordem cronológica, da esquerda para direita.










Quem quiser conhecer este ou outros títulos, estejam convidados a vir até a "Túnel do Tempo" em Taubaté, perto da Igreja do Rosário. E se vocês quiserem um primeiro contato, ou mora fora de Taubté, tenho minha página no Linkedin (basta procurar por Jorge Hata).

Pessoal, até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário