domingo, 26 de novembro de 2017

"​ O Desenvolvimento dos Quadrinhos"​ ..RELEMBRANDO

Em 1.897, James Swimmerton (outro pioneiro dos quadrinhos, ligado ao grupo de Hearst ), criou Little Tiger, cujo humor adocicado acabaria sendo seguido por muitos desenhistas de animais, como por exemplo, Walt Disney. Em 1.907, Bud Fisher inventou para o Chronicle, de São Francisco , o personagem Mr. Mutt, um turfista inveterado, que em ,1.908, conhece Jeff num asilo de loucos. Nasceu assim a dupla Mutt e Jeff. Fisher foi o primeiro desenhista a convencer os editores de jornais a publicar seus personagens em tiras diárias, ao invés de fazê-lo apenas uma vez por semana ( " Tira " é o nome dado a uma série de quadrinhos - uns quatro ou cinco - dispostos horizontalmente que,em geral,contam uma historieta completa ).



Um dos inovadores da época foi Wilson McCoy, criador de Little Nemo in Slumberland, que apareceu pela primeira vez em 1.905. As inovações de McCoy ocorreram no quadro no tema e no desenho. Originalmente, o quadro era quadrado ou retangular, McCoy, alongou-os horizontal ou verticalmente, de forma a torna-lo panorâmico (essa inovação só seria vulgarizada na década de 30.) Além disso, realizando um desenho preciso, McCoy aproximou-se pela temática, dos surrealistas : as histórias passam-se no interior de delírios oníricos do menino Nemo , o que faz com que as aventuras sejam vividas num cenário de arquiteturas tão fantásticas quanto sua lógica.



Em 1.911, George Harriman criou Krazy Cat (que suscitaria o aparecimento do Gato Félix, de Pat Sullivan, em 1.924,e depois o dos animais de Disney). Em seu trabalho, Harriman chegou a suprimir o quadro : as imagens sucediam-se separadas por espaços brancos, sem apresentar contornos. As aventuras da gata Krazy eram simples :ela amava o rato Ignatz,que retribuía essa paixão com tijoladas na cabeça de Krazy; Oficial B. Pupp, o cachorro guardião da lei e da ordem, estava enamorado de Krazy e só se realizava quando prendia Ignatz. Todos os episódios giravam em torno desse "triangulo amoroso".



Em 1.944, quando Harriman morreu, o sindicato não prosseguiu com a publicação da história ( que, segundo o costume, passaria a ser desenhada por outro artista ). Julgou-se impossível continuar uma criação tão pessoal. Em 1.912,surgiu Bringing up Father, de George McManus (1.884-1.954), que contava a história de uma família subitamente enriquecida. Pafúncio e Marocas (como esses novos ricos se chamaram no Brasil),desencadearam um verdadeiro surto de comics que criticavam o matriarcado norte-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário