Em 1.897, James Swimmerton (outro pioneiro dos quadrinhos, ligado ao grupo
de Hearst ), criou Little Tiger, cujo humor adocicado acabaria sendo
seguido por muitos desenhistas de animais, como por exemplo, Walt
Disney. Em 1.907, Bud Fisher inventou para o Chronicle, de São Francisco , o
personagem Mr. Mutt, um turfista inveterado, que em ,1.908, conhece Jeff
num asilo de loucos. Nasceu assim a dupla Mutt e Jeff. Fisher foi o
primeiro desenhista a convencer os editores de jornais a publicar seus
personagens em tiras diárias, ao invés de fazê-lo apenas uma vez por
semana ( " Tira " é o nome dado a uma série de quadrinhos - uns quatro ou
cinco - dispostos horizontalmente que,em geral,contam uma historieta
completa ).
Um dos inovadores da época foi Wilson McCoy, criador de Little
Nemo in Slumberland, que apareceu pela primeira vez em 1.905. As
inovações de McCoy ocorreram no quadro no tema e no desenho.
Originalmente, o quadro era quadrado ou retangular, McCoy, alongou-os
horizontal ou verticalmente, de forma a torna-lo panorâmico (essa
inovação só seria vulgarizada na década de 30.) Além disso, realizando um
desenho preciso, McCoy aproximou-se pela temática, dos surrealistas : as
histórias passam-se no interior de delírios oníricos do menino Nemo , o
que faz com que as aventuras sejam vividas num cenário de arquiteturas
tão fantásticas quanto sua lógica.
Em 1.911, George Harriman criou Krazy
Cat (que suscitaria o aparecimento do Gato Félix, de Pat Sullivan, em
1.924,e depois o dos animais de Disney). Em seu trabalho, Harriman
chegou a suprimir o quadro : as imagens sucediam-se separadas por
espaços brancos, sem apresentar contornos. As aventuras da gata Krazy eram
simples :ela amava o rato Ignatz,que retribuía essa paixão com tijoladas na cabeça de Krazy; Oficial B. Pupp, o cachorro guardião da lei e da ordem, estava enamorado
de Krazy e só se realizava quando prendia Ignatz. Todos os episódios
giravam em torno desse "triangulo amoroso".
Em 1.944, quando Harriman
morreu, o sindicato não prosseguiu com a publicação da história (
que, segundo o costume, passaria a ser desenhada por outro artista
). Julgou-se impossível continuar uma criação tão pessoal. Em 1.912,surgiu
Bringing up Father, de George McManus (1.884-1.954), que contava a
história de uma família subitamente enriquecida. Pafúncio e Marocas
(como esses novos ricos se chamaram no Brasil),desencadearam um
verdadeiro surto de comics que criticavam o matriarcado norte-americano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário