sábado, 25 de novembro de 2017

" Santos Dumont - Conquista o Espaço ....RELEMBRANDO ..... Parte ... I ... De ...II

A 4 de Julho de 1.898, o balão "Le Brésil" subia ao ar diante do espanto geral, pois a verdade é que o fato representava autêntica revolução, dado que o material até então empregado na construção de balões era pesadíssimo. Isso mesmo acentuou toda a imprensa parisiense na manhã seguinte, ao noticiar a proeza e destacar as pequenas dimensões do aerostato, diâmetro de 6 metros, volume de 113 metros cúbicos de gás. Santos Dumont, porém,não se envaidece com os elogios e prossegue realizando ascensões em outros aparelhos que faz construir, como o enorme "Amérique ", enquanto seu cérebro é constantemente trabalhado pelo problema da direção dos aerostatos.

Sabia muito bem, que em 1.852, Henry Giffard conseguira dirigir sofrivelmente um balão e que em 1.885, Renard e Krebs haviam realizado vôo dirigido, utilizando motor a eletrecidade. Mas,então, porque havia sido abandonada a idéia do dirigível, perguntava-se a si mesmo o moço brasileiro ? Variavam as opiniões. Para uns, como o perito Machuron, a velocidade do vento era o grande responsável pelo abandono da idéia do dirigível. Para outros o problema residia no pêso do motor. Depois de refletir longamente, Santos Dumont concluiu que a questão residia mesmo, no peso do motor;



Após uma série de experiências realizadas na oficina da Rua do Coliseu número 43, dirigiu-se ele ao seu velho conhecido Lachambre, encomendando um balão de novo tipo ; - "O senhor está completamente louco, foi a resposta de Lachambre ao saber dos planos de Dumont " .Um motor a explosão sob invólucro de hidrogênio é incendio na certa. Depois de muita discussão.resolveu-se afinal, a construir o tal balão, porque, como declarou mais tarde, estava convencido de que o mesmo ,jamais deixaria a terra.

Se o problema da navegação aérea pudesse ser resolvido com o motor a petróleo, outros já o teriam feito, argumentava o francês com os seus botões. Os acontecimentos provariam que não era bem assim ....."Santos Dumont n: 1 foi o nome dado a esse primeiro dirigível, que media 25 metros de comprimento e era acionado por 2 pequenos mototres com a força total de 3,5 H.P., que movimentavam uma hélice de 120 rotações por minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário