A 4 de Julho de 1.898, o balão "Le Brésil" subia ao ar diante do espanto 
geral, pois a verdade é que o fato representava autêntica revolução, dado 
que o material até então empregado na construção de balões era 
pesadíssimo. Isso mesmo acentuou toda a imprensa parisiense na manhã 
seguinte, ao noticiar a proeza e destacar as pequenas dimensões do 
aerostato, diâmetro de 6 metros, volume de 113 metros cúbicos de gás. 
Santos Dumont, porém,não se envaidece com os elogios e prossegue 
realizando ascensões em outros aparelhos que faz construir, como o 
enorme "Amérique ", enquanto seu cérebro é constantemente trabalhado pelo
 problema da direção dos aerostatos.
Sabia muito bem, que em 1.852, Henry
 Giffard conseguira dirigir sofrivelmente um balão e que em 1.885, 
Renard e Krebs haviam realizado vôo dirigido, utilizando motor a 
eletrecidade. Mas,então, porque havia sido abandonada a idéia do 
dirigível, perguntava-se a si mesmo o moço brasileiro ? Variavam as 
opiniões. Para uns, como o perito Machuron, a velocidade do vento era o 
grande responsável pelo abandono da idéia do dirigível. Para outros o 
problema residia no pêso do motor. Depois de refletir longamente, Santos
 Dumont concluiu que a questão residia mesmo, no peso do motor;
Após uma 
série de experiências realizadas na oficina da Rua do Coliseu número 
43, dirigiu-se ele ao seu velho conhecido Lachambre, encomendando um balão
 de novo tipo ; - "O senhor está completamente louco, foi a resposta de 
Lachambre ao saber dos planos de Dumont " .Um motor a explosão sob 
invólucro de hidrogênio é incendio na certa. Depois de muita 
discussão.resolveu-se afinal, a construir o tal balão, porque, como 
declarou mais tarde, estava convencido de que o mesmo ,jamais deixaria a
 terra.
Se o problema da navegação aérea pudesse ser resolvido com o 
motor a petróleo, outros já o teriam feito, argumentava o francês com os 
seus botões. Os acontecimentos provariam que não era bem assim 
....."Santos Dumont n: 1 foi o nome dado a esse primeiro dirigível, que 
media 25 metros de comprimento e era acionado por 2 pequenos mototres 
com a força total de 3,5 H.P., que movimentavam uma hélice de 120 
rotações por minuto.


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