O jovem brasileiro eliminara, por um processo engenhoso, os perigos de
incêndio, como contaria mais tarde em seu livro "Dans LÁir" . "Tratei de
encontrar para o perigo de explosão uma solução que o eliminasse, tendo
notado que o motor com o seu silencioso, espalhava fagulhas em todas as
direções, ameaçando atingir o envólucro, tive ideia de suprimir o
silencioso e inclinar os tubos de escapamento para o solo. As fagulhas
eram, então projetadas para baixo, isto é, para longe do balão."
A 18 de
setembro de 1.898, no jardim de Aclimatação, realizava-se a experiência da
subida do novo dirigível. Má sorte: o vento, fortíssimo, impele o
aparelho contra arvores próximas. Nova tentativa, dias mais tarde. E,
quando se encontra a 400 metros do solo, despenca, inutilizando o
aparelho e escapando com vida, Santos Dumont, por verdadeiro milagre.
Sem
desanimar, constrói o número 2, que em 11 de maio de 1899, quando acabava
de subir, era atirado ao chão por violenta tempestade. Surge,então, o
"número 3", com o qual , finalmente, a 13 de novembro, realizou pequena
viagem, sem incidentes. Já então um magnata do petróleo havia
estabelecido, u m grande prêmio de 100.000 francos para o
"balão-dirigível" ou aeronave de qualquer natureza que se elevasse do
parque de aerostação de Saint Cloud, contornasse a Torre Eiffel e
retornasse ao ponto de partida, no tempo máximo de meia hora.
Santos
Dumont tentou por várias vezes realizar a façanha , sofrendo vários
acidentes, mais ou menos sérios. Finalmente a 19 de outubro de 1.901, a
vitória sorria ao inventor. Partindo de Saint Cloud, contornou a torre
Eiffel, conquistando o prêmio,que generosamente distribuiu entre os
pobres de Paris e os seus auxiliarers. Novas vitórias conquistaria
Santos Dumont, que inventaria o avião, sendo o Primeiro homem a pilotar um
aeroplano. A 23 de outubro de 1.906, com o "14 BIS" voava, conquistando o
prêmio Archdeacon. A 12 de novembro, perante enorme assistência, repetia a
façanha, levantando o prêmio Aero Clube de França. Estava descoberta a
aviação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário