terça-feira, 24 de abril de 2018

Relembrando: Capitão Átomo (Nathaniel Adam) - Parte II de III

Na primeira parte sobre o Capitão Átomo falamos sobre sua versão para a Charlton Comics. Agora iremos falar da sua versão reformulada pela DC Comics, que comprou os direitos autorais de vários personagens da Charlton Comics. Criado por Cary Bates, Gre Weisman (escritores) e Pat Broderick (desenhista), esta versão prateada do Capitão Átomo é a mais conhecida entre os fãs de quadrinhos.



Nesta versão para a DC Comics, o cientista Adam Allen (Capitão Átomo da Charlton) se torna o piloto da força aérea americana e veterano da Guerra do Vietnam, Nathaniel Adam. Acusado por um crime que não cometeu e condenado à morte, Nathaniel Adam aceita ser uma cobaia para um experimento militar, em troca do perdão presidencial.



A experiência consistia em testar a durabilidade de um metal alienígena que caiu na Terra, explodindo uma bomba nuclear com Adam dentro de uma couraça feita porte este metal. Apesar da grande possibilidade de morrer, Nathaniel Adam sobrevive a experiência. Porém, o metal derrete sobre ele e seu corpo é jogado para 18 anos no futuro, em 1986.



Fora do seu tempo, Nathaniel Adam precisa encarar os desafios de sua nova vida: primeiro, ele foi atomizado, se tornando um ser feito de energia pura. Segundo, o General Wade Eiling, que no passado tinha desavênças com Nathaniel, é o viúvo da falecida esposa do Capitão Átomo. Depois, Nathaniel Adam precisava recupérar o tempo perdido com seus filhos, que possuem a idade próxima ao do pai devido ao salto no tempo dado por Adam.



Mas a principal consequência é que Nathaniel Adam se tornará um herói controlado pelo governo norte-americano, ou melhor dizendo, chatageado pelo general Wade Eiling: dado como morto, Adam nunca conseguiu o perdão presidencial. O atual governo americano recusou-se a dar o perdão para Adam, preferindo torná-lo uma super-herói controlado e uma carta na manga contra a Liga da Justiça.



Este Capitão Átomo tem poderes semelhantes à sua versão da Charlton Comics, como manipulação de energia, super-força, vôo, teletransporte, entre outros. Como membro da Liga da Justiça enfrentou vários vilões, mas como um militar controlado, já teve combates contra vários heróis, como Nuclear e contra o Supermam. Aliás, o Capitão Átomo é um dos poucos seres capazes de causar danos ao Supermam, trocando socos e pontapés com o kriptoniano (os dois tiveram combates fantásticos nos quadrinhos e desenhos animados da DC Comics).


Nenhum comentário:

Postar um comentário