O Conceito de organizações governamentais ultra-secretas que nos
protegem do mal, reverte as próprias raízes das histórias em quadrinhos.
Antes de existirem as revistas em quadrinhos, havia os pulps - revistas
de contos policiais e de terror, editadas em papel de preço muito
baixo, que apresentavam todo tipo de combatentes do crime, os
encapuzados, os do governo e outros (Sombra e Doc Savage são os que mais
se destacaram nesse tipo de publicação ).
Mas, antes dos pulps, já existiam
os chamados penny-dreadfuls (misto de romance e conto nascido na
Inglaterra que, depois levado aos Estados Unidos, acabou dando origem aos
pulps). Os penny-dreadfuls eram revistas semanais e quinzenais da virada
do século que apresentavam ficções heróicas mais violentas. Uma forma de
entretenimento carregada de ação, com aventuras bastante romanceadas de
mitos da história, como Buffalo Bill Cody, Jesse James e até Teddy
Roosevelt ou de personagens totalmente fictícios como Nick Carter.
As
revistas em quadrinhos, portanto.evoluiram indiretamente dos
penny-dreadfuls (O título de uma das revistas mais populares da DC nos
anos 60/70, The Brave And The Bold, originalmente era usado como nome de
um penny-dreadful). Esses três tipos de publicaçaão apresentavam como
tema aventuras heróicas. Parece que nós queremos ter certeza de que
alguém lá fora está nos protegendo. E muita gente acredita que o governo
deveria se esforçar para fornecer essa proteção. Pense nisso :- James
Bond,o Agente Secreto X-9, Nick Carter, Napoleão Solo .... nossa cultura
popular está abarrotada de agentes do governo que são superpoliciais.
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