segunda-feira, 16 de abril de 2018

Relembrando... História em Quadrinhos e Pedagogia ". Parte .... I .... de .... III

Com o presente texto, pretendemos colocar ao alcance dos educadores , o relato de uma experiência há algum tempo no Instituto Psicopedagógico Médico-Social de Montpellier, na França. Alguns educadores trabalhando para este Instituto, efetuaram uma exposição de histórias em quadrinhos, onde davam conta de um método utilizado como eficiência. É um fato comprovado que os jovens - e frequentemente os menos jovens - gostam e devoram a história em quadrinhos, procurando nela alguma coisa que lhes falta ou de que tem necessidade.



E quando um jovem da Escola de Aperfeiçoamento de Montpellier decidiu realizar espontaneamente milhares de imagens foi porque, com certeza, essas longas histórias desenhadas que ele contou respondiam a questões intímas e prementes. Do mesmo modo, longe de considerar a história em quadrinhos como um divertimento, nós preferimos refletir sobre a utilização séria que dela pode ser feita em pedagogia. Em primeiro lugar, a história em quadrinhos é uma linguagem. E melhor do que escrever longas frases acerca desta afirmação, será preferível observar as histórias desenhadas de crianças, como as que foram feitas no Instituto de surdos-mudos de Saint Hiolyte du Fort.



Para as crianças surdas- e muitas vezes mudas - a história desenhada é, mais do que para todas as outras, uma linguagem total. Quaisquer que sejam nossas idéias pessoais,as nossas opiniões sobre a história desenhada,ela existe,agrada e faz parte do nosso mundo cotidiano.Os educadores julgam que basta lançar no cesto de papéis, essas revistas que as crianças transportam nas suas pastas ou guardam nas suas carteiras.

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