segunda-feira, 24 de abril de 2017

RELEMBRANDO ..... Ficção Científica - Parte I de II

Flash Gordon, Buck Rogers e Brick Bradford- heróis de nossa infância na história em quadrinhos e no cinema - faziam em 1.934, desenhados pelas mãos de Alex Raymond, Dick Calkins e Clarence Gray, muito mais que os heróis reais do Projeto Apollo da casa. Eles conquistaram mundos muito mais distantes que a Lua. Foram a outras galáxias .... enfrentaram seres estranhos que o homem ainda não encontrou.



"Um pequeno herói"- taciturno, romântico,o Xerêta, criado pelo desenhista norte-americano Charles Schulz - fez uma ligação da Ficção com a ciência. Ele foi á Lua com os astronautas Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan , da Apollo 10 . Nesta edição de perspectiva, um gênio estará em destaque. É ele Alex Raymond. Um crítico brasileiro, Sérgio Augusto - expert em histórias em quadrinhos, - colocou Raymond no mesmo plano que outro gênio ocupa no cinema : Orson Welles.



"Flash Gordon nasceu em 1.934, criado por Alex Raymond, autor de outros grandes personagens como o Agente Secreto X-9 e Jim das Selvas. A 21 de março, o Suplemento Infantil de A Nação anuncia a publicação, no Brasil, do seriado Flash Gordon e diz que Alex Raymond é , nos Estados Unidos, tão famoso como Walt Disney e Bob Fisher. A editora Brasil-América - publica os primeiros quadrinhos de Flash Gordon, a 28 de março de 1.934.



" Curiosidade " - Neste mesmo número de A Nação aparece o primeiro número de um romance infantil :"Os Quatro Ases ". Seu autor , Jorge Amado. Responsável pelas vinhetas,o pintor Santa Rosa. Ainda nesse número de A Nação, de 28 de março de 1.934, a continuação do episódio Os Exploradores de Atlântida ou As Aventuras de Roberto Sorocaba. Foi a primeira história em quadrinhos desenhada no Brasil. Seu autor, Monteiro Filho, pai de Mauro Monteiro. Monteiro Filho,que não dispunha de tempo para fazer os quadrinhos de Os Exploradores de Atlântida ou As Aventuras de Roberto Sorocaba, tentou, por várias vezes, dar um final feliz para o episódio. Quando conseguiu o casamento do mocinho com a mocinha - encerrou a historieta com as iniciais "G D ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário