segunda-feira, 24 de abril de 2017

RELEMBRANDO...... O Museu de Histórias em Quadrinhos Americanos

Há mais de quarenta anos, a National Cartoonists Society ( SociedadeNacional de "Cartoonists" ), designou uma comissão para examinar a possibilidade de se fundar uma instituição com o objetivo exclusivo de reunir, preservar e exibir a arte do "Cartoon ". Foi um difícil empreendimento, de vez que se puseram de lado vários locais de lado, vários locais em Washington D.C., Boston, Syracuse, New Haven, Nova York. Em pouco, apenas Mort Walker, criador do recruta Zero ( Beetle Badley ), sobrava como o único remanescente da comissão inicial (vinte), acabando por convencer Jack Tippit, então presidente da National Cartoonists Society, da importância do empreendimento - e, juntos continuaram a procurar o local mais apropriado.

Finalmente, dobrando a esquina logo após a casa do próprio Mort- em Green Wick,CT, encontraram um lar para o sonhado museu. Lá se erguia elegantemente a mansão de 75 anos, toda de pedra, construída pela família Mead, uma das fundadoras da cidade, tornando-se impossível continuar a conservá-la como residência particular, a Mead, tinham começado a pensar em alugá-la. E a proposta de Mort Walker pareceu-lhes a solução ideal para o problema.

Os trabalhos de limpeza, pintura e adaptação do imóvel começaram em fins de maio de 1.974, e já a 11 de agosto estava montada a primeira exposição e se abriam definitivamente para o público e as portas do novo museu. O objetivo do museu não é apenas expor a arte do "Cartoon" com a dignidade que ele merece, mas também promover a educação do público no sentido de conscientiza-lo da valiosa contribuição dessa arte para a nossa cultura. Os andares superiores do Museu abrigarão uma biblioteca, sala de conferências e seminários, um arquivo e um pequeno teatro.

Planos futuros incluem exposições itinerantes, apresentações individuais, convenções, festivais cinematográficos, espetáculos de TV, publicação de livros e serviços de consultas. Apoiado pelas mais importantes cadeias de publicações jornalísticas e organizações de "Cartoonists", o Museu é, agora, reconhecido como o Centro Mundial do "Cartooning ". A equipe responsável pelo Museu ficou impressionada diante da reação positiva do público a todo o projeto. Sem o auxílio de numerosos colaboradores e voluntários, impossível teria sido a realização de tão acalentado sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário