terça-feira, 28 de março de 2017

RELEMBRANDO ..... Asterix



"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália foi ocupada pelos romanos.... toda ? Não! Uma aldeia povoada por irredutíveis gauleses ainda resiste ao invasor ,e a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados de Babaorum, Aquarium , Laudanum e Petibonum .... ".



Com esta entrada iniciam-se todas as aventuras de Asterix,o gaulês, criadas pelo gênio Inventivo de René Goscinny e desenhada pelo excelente Albert Uderzo em 1.959. Retrato perfeito do patriotismo e do modo de pensar do francês, esta série tornou-se uma mania universal, quando adaptando situações políticas atuais retratadas na época, apresentava, por exemplo, a ameaça de um germânico sendo expulso : "Nós voltaremos "!. O bretão que pára a batalha á s 5:00 horas para beber a "agua quente" com alusão ao chá, a mania de limpeza dos helvéticos.



Graças á poção mágica preparada pelo druida Panoramix, os habitantes da aldeia são dotados de força sobrehumana, o que os torna indestrutíveis. Obelix o simplório companheiro de Asterix, não precisa de poção, pois quando era criança caiu dentro do caldeirão, ficando forte para sempre. Enquanto Asterix representa o equilíbrio e o bom senso, Obelix, um voraz comedor de javalis, é o exaltado que imprime á peça maior comicidade e brilho. Além da dupla, temos o druída; Idealix,o cãozinho de Obelix, Abracurcix, o chefe, Chatotorix, um bardo de voz horrível, Ferramentanix, Ordenalfabetix, Capucix, etc....



Asterix começou a ser publicado na revista Pilote, da qual Goscinny é um dos diretores. Posteriormente apareceu em albuns pela Dargaud S.A., no Brasil, a Bruguera, depois Cedibra, que editou todos os albuns dessa maravilhosa série, entre os quais  Asterix, O Gaulês; Asterix Entre os Bretôes; Asterix nos Jogos Olímpicos; Asterix entre Helféticos; Asterix entre Normandos; Asterix na Hispânia; Uma volta pela Gália; O Escudo de Arveno; A Foice de Ouro; O Combate dos Chefes; O Legionário; A Cizânia; O Advinho; Na Corsega; Os Louros de Cesar; Asterix e Cleopatra. Publicado também em jornais e no Suplemento de Quadrinhos da Folha de São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário