segunda-feira, 6 de março de 2017

RELEMBRANDO ..... Revista Infantil Tico - Tico

A Revista infantil O Tico-Tico começou no dia 11 de Outubro de 1.905, impressa em cores. Sua historieta mais popular, Chiquinho, era um decalque - como foi denunciado anos depois - de Buster Brown, norte-americano. Quando a criação original deixou de ser realizada, artistas nacionais continuaram o personagem : Luis Loureiro, A. Rocha,   Alfredo Storni, Paulo Affonso,Oswaldo Storni e Miguel Hochman. O logotipo foi desenhado pelo imigrante italiano Angelo Agostini, um dos pioneiros no mundo em histórias ilustradas.



Artistas brasileiros com talento criaram novos personagens de sua própria lavra, destacando-se o genial J.Carlos que, entre outros, lançou a criadinha negra Lamparina. Além dela, Jujuba, Carrapicho e Goiabada.Max Yantok criou Kaximbow e o Capitão Farragon, também Chico Muque e Barão de Rapapé. Leonidas Freire, sob o pseudônimo de Léo ,ilustra A História do Brasil. Théo, famoso caricaturista, lança Tinoco, o Caçador de Feras.



Zé Macaco e Faustina alcançam o sucesso. Lino Borges cria Bolinha e Bolonha. O excelente Luís Sá faz o Peteleco e depois o trio Reco-Reco, Bolão e Azeitona. Daniel também aposta no trio: Rubiacéia, Farofa e Ouro Branco.



 Outros artistas : Fragusto (pseudônimo do General Augusto Fragoso), Cícero Valladares, Heitor, Luís Gonzaga, Leopoldo, Therson Santos, Aloysio, Regina, Darcy, Joaquim Souza e dois nomes que cresceram no futuro : Messias de Mello, que teria sua fase de ouro nas três fases de A Gazetinha, em São Paulo, e o ilustrador Percy Deane Outros ainda : .Vasco Lima,Gil (Carlos Lenoir), Hélio Seelinger e Quirino Campofiorito.



O Tico-Tico findou suas atividades na década de 50, logo depois de comemorar seu cinquentenário com uma edição fac-simile do número um. Até o fim, prestigiou o artista brasileiro revelando também José Geraldo, Heitor Cardoso e tantos outros que continuaram em outras publicações, a lutar por um lugar ao sol para o artista brasileiro de quadrinhos.

2 comentários: