segunda-feira, 6 de março de 2017

RELEMBRANDO..... Príncipe Valente b y Harold Foster

Em 1.936, com a ideia bem formada do que deseja ilustrar - a história de Príncipe Valente - Harold Foster a oferece United Feature Syndicate. Recusam-na sob alegação de que uma história em quadrinhos nova e de sucesso desconhecido, deve ser lançada em tiras diárias e que sómente após uma grande aceitação popular é que deve aparecer em páginas dominicais, mais caras de publicação, pois são coloridas.



Desgostoso com tais argumentos e sem querer voltar as tiras diárias, Foster leva a ideia de Príncipe Valente á King Features Syndicate, que logo a aceita com as condições impostas pelo autor e desenhista. A primeira página sai no New York American Journal, a l3 de Fevereiro de 1.937, quando a United ainda publicava as páginas dominicais do Tarzan de Foster. Ao fim de 3 anos, cerca de 100 jornais estão comprando a história regularmente.



Vinte e cinco anos depois, Príncipe Valente é publicado por 189 jornais norte-americanos e é traduzido em 14 idiomas- espanhol, português, dinamarquês, sueco, finlandês, grego, francês, flamengo, servocroata, turco, chinês, italiano, alemão e guzerate (uma das línguas mais faladas,dos 240 idiomas da Índia) e se torna conhecido sob os mais diversos nomes :-Príncipe Valente, Príncipe Valiente, Prince Vaillant, Prinz Eisenlerz (Príncipe Coração de Ferro), Príncipe Valentino etc.



No Brasil, a 19 de junho de 1.937, a "Edição Maravilhosa" , do Suplemento Juvenil (número 393) tinha na capa, a figura de Príncipe Valente, de corpo inteiro,apresentando a história que vinha na última página, era a chamada "Edição de Quinta-Feira". O último número publicado naquele Suplemento é o 111, de 29 de Junho de 1.939.



Em 1.953, a 20Th Century Fox produz o filme Prince Valiant (Príncipe Valente no Brasil), no então recém inventado processo Cinemascope, dirigido por Henry Hathaway, com Robert Wagner  (Casal 20) no papel título, James Mason, Janeth Leight e Debra Piaget . Foster, no entanto, não aprova a adaptação cinematográfica, pois a julga bem pueril. O filme, por sua vez é quadrinizado.... e o resultado nada mais tem a ver com a obra original de Hal Foster.




De Abril de 1.944 a Novembro de 1.945, desenha outra história que serve para complementar a página do Príncipe Valente,trata-se de "The Medieval Castle", (O Castelo Medieval, que,em tiras de três quadros, conta a história de dois jovens nobres, Arne e Guy, na Inglaterra da Primeira Cruzada. Em 1.945, a John,Martin´s House publica uma adaptação colorida dessa história, sob o título "The Young Knight",a Tale of Medieval Times (OJovem Cavaleiro, Uma história dos tempos Medievais).



Em 1.957, é reeditado completa, em preto e branco, em livros, pela Hastings House. Durante mais de 20 anos, ele próprio realizou Príncipe Valente totalmente sózinho, desde o roteiro, escrito primeiro como romance, até o desenho.Ao fim desse tempo , Foster passa a empregar diversos assistentes que lhe fazem os fundos e indicam as cores. Ele, porém, nunca faz as letras, obra de especialistas .Em 1.971, Hal Foster resolve abandonar Príncipe Valente,que, agora é desenhado por John Cullen Murphy, o criador de Big Ben Bolt. Completa 34 anos com cerca de 1.802 páginas e 16.128 quadros.Seu roteiro é na realidade, um monumento plasmado por mão de mestre.

Hal Foster, criador do Príncipe Valente

Nenhum comentário:

Postar um comentário