segunda-feira, 6 de março de 2017

RELEMBRANDO ..... Uma introdução ao Western - Parte II de II


Considerando regular padronização das cenas de ação-galopes, lutas, duelos, estouro de manadas - é surpreendente como esses poucos e básicos ingredientes serviram para criar tantos enredos. Temas abordando caravanas, construção de ferrovias, cidades tomadas por malfeitores, bandidos expulsando rancheiros de suas terras, o mocinho atrás de vingança, delegado fazendo-se passar por vilão, a ameaça dos índios, são constantes nos filmes de western.



Mais interessante é outro clichê, notadamente nos filmes "B", onde a mocinha nunca tem mãe. Para explicar tal falta, quase sempre o pai no decorrer do filme, dirá  " Oh,se sua mãe fosse viva...". A razão, naturalmente, é economia. Mas, certamente,os admiradores do gênero não desejam e nem esperam nenhuma mudança porque a grande maioria ama o western em sua beleza, simplicidade e vigor.



Essa perene popularidade do western pode,talvez, ser explicada pelo fato de que o mesmo representa um estilo de vida que se tornou lenda num tempo não muito distante do nosso, quando um homem podia respirar ar puro, ir onde quisesse, fazer o que quisesse e ser o senhor de seu próprio destino.



Sabemos que esses dias nunca voltarão, mas podemos sentí-los através do western....."há um período na vida de toda criança em que um cowboy galopando em seu cavalo é mais excitante visão imaginável , e enquanto os John Fords e os Henry Kings ( e é claro os John Wayne) existirem , para extrair poesias, beleza e dramaticidade desse gênero tão restrito, o western estenderá sua magia também aos adultos. "William K.Everson" (em a Pictorial History of the Western Film).

Nenhum comentário:

Postar um comentário