quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

RELEMBRANDO ...... "The Katzenjammer Kids" - Sobrinhos do Capitão

Em 12 de dezembro de 1.897, no The American Humorist, o suplemento em côres do NewYork Journal, foi publicada a primeira página dominical da história em quadrinhos. Inspirada na história ilustrada, Max und Moritz, The Katzenjammer Kids é protagonizada por Hans e Fritz.Katzenjammer (numa tradução literal,quer dizer "miado de gato", mas na gíria alemâ significa "ressaca"), os dois gêmeos na faixa etária 8-9 anos.



Autênticos diabinhos, Hans (ele tem cabelos escuros) e Fritz ( cabelos louros) estão constantemente aprontando travessuras e são filhos de mama Katzenjammer ( Dona Chucruts).Gorda e viúva, mama Katzenjammer quase nunca repreende Hans e Fritz por suas traquinices-ela os considera como anjinhos - e passa os dias a fazer tortas para os dois.Além de Hans e Fritz e sua mãe , The Katzenjammer Kids tem os seguintes personagens principais -o capitão,um velho lobo do mar recolhido pela mama Katzenjammer, surgido em 1.902, ele ocupa o lugar de pai dos garotos e o inspetor (coronel), que representa a autoridade escolar.



Em 1.913, após fazer uma viagem pela Europa, Rudolph Dirks trocou o New York Journal de William Rudolph Hearst, pelo New York World de Joseph Pulitzer. Hearst não gostou nem um pouco dessa atitude e resolveu disputar judicialmente com Dirks a propriedade de Katzenjammer Kids. Depois de uma longa batalha judicial,os tribunais decidiram que Dirks podia desenhar seus personagens para o World-ele deveria apenas trocar o título da história-e Hearst podia publicar no journal a história com seu título original costumeiros. Assim,em novembro de 1.914.surgiram duas versões para a mesma história em quadrinhos-uma publicada no World e realizada por Dirks e a outra publicada no Journal e produzida por Harold H.Knner,que, entre 1.903 e 1.914, realizou para o Jornal Philadelphia Inquirer as páginas dominicais de Die Fineheimer Twins, uma história em quadrinhos inspirada em The Katzenjammer Kids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário