quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Relembrando......O Mundo de Cabeça para Baixo de Gustave Verbeck

Somente há pouco tempo, os fãs dos quadrinhos se recuperaram da admiração e do espanto causados pela mais anômala e, sob alguns aspectos, a mais engenhosa história em quadrinhos já criada. The Upside-Dows of Little Lady Lovekins and Old Man Muffaroo ( O Vira-Lata da Lady Lovekins e do Velho Mufaru), teve uma vida breve, mas fecunda: foi publicado,entre 11 de outubro de 1.903 e 15 de janeiro de 1.905, no "New York Herald".

Foram 64 semanas de complicadíssimos problemas matemáticos e de uma persistência inigulável do seu criador. Na realidade, apenas soluções geométrico-matemáticas poderiam permitir ao autor realizar uma história que deveria ser lida em duas partes.Cada quadrinho deveria ter duas explicações lógicas, ou quase. Entre as várias soluções possíveis, a mais fácil era a troca de dois protagonistas: Little Lady Lovekins, vista de cabeça para baixo, se tornava Old Man Muffaroo e vice versa. Entretanto,o mais dificil era transformar as folhas das arvores em nuvens, um velhinho num cachorro, uma cabeleira elaborada num par de pernas, embora nada bonitas.

Verbeck é também o autor de uma outra série que apareceu no "New Yok Herald": The Terrors of Tiny Tads, um conjunto de seis quadrinhos, com versinhos, onde uma pequena comunidade de crianças, os Tiny Tads (Tadinhos), está sempre ás voltas com criaturas saídas de um pesadelo. Trata-se de um surrealismo de "brincadeirinha" muito envolvente. Sob todos aspectos técnicos,esta curiosa série é um pequeno milagre. É obvio que, com tais pressupostos, não é possível de pretender realizações ao mesmo tempo líricas ou ideológicas. As duas séries,no mínimo.ficaram como pequenas brincadeiras de engenharia gráficas, hoje cheias de sabor da época e de uma leve graça perdida.


O mesmo quadrinho, duas histórias diferentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário