quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Relembrando... Matt Dillon

Esta série de origem inglesa é publicada desde 1.967 em dezenas de jornais de todo mundo.Criada por Harry Bishop,desenhista de excepcionais qualidades, as aventuras de Matt Dillon, de Dodge City, é publicada nos Estados Unidos com o nome de Gunsmoke, tendo também muito sucesso,a série feita pela televisão.A técnica de Bishop de claro-escuro é bem cinematográfica,de um realismo espantoso,que faz desta série uma das melhores produções já surgidas em matéria de western.A. Giolitti (Itália)desenha esta série para página de revista.



Aparecia na revista O Poderoso,da EBAL.HARRY BISHOP.Curioso. Três das melhores tiras diárias de Western,depois de 1.950, não nasceram de desenhistas norte-americanos,mas ingleses. Primeiro,Matt Marriott,de Tony Weare.Depois,Wes Slade,de George Stokese,a partir de 1.971,Gun Law,de Harry Bishop,também publicada em muitos paises do mund o com o título de Matt Dillon.Destas,sem dúvida,Gun Law ( que se originou de uma série de TV lançada pela CBS na década de 50, com James Arnes no papel principal),foi a melhor.Bishop baseou-se na figura de Arnes para criar o delegado Matt Dillon.



Ele já era um especialista em western quando o Daily Express convidou-o a redesenhar a série. Desde a década de 50,colaborava na revista Eagle e um de seus famosos personagens,Rex Keene,era um cowboy.Em Gun Law trabalhado exclusivamente em preto-e-branco,Bishop aprimorou ainda mais seu estilo.Deu a história um realismo visual e verbal perfeitos,compondo momentos de ação marcados pelo detalhismo,mas sempre com traços limpos,tornando a série agradável de ser acompanhada.A rigor,Bishop equivaleu-se a outros clássicos do gênero,como Fred Harman (Red Ryder) e José Luis Salinas ( Cisco Kid).

Nenhum comentário:

Postar um comentário