terça-feira, 15 de agosto de 2017

"Os quadrinhos" ..... RELEMBRANDO.........Parte ... III .. de ..III

Todavia,a complexidade da sua linguagem não reside unicamente nesse fator. Quando examinamos a relação de texto e imagem na ilustração, caricatura, etc.., já constatamos a autinomia entre um e outro. No momento em que Richard Outcault, na sua história The Yellow Kid, colocou textos dentro do quadrinho e encerrou-os dentro do balão, estava fazendo mais do que mudar a localização das palavras em relação ás figuras.

De fato, a inclusão de palavras no campo imagístico implicou numa transformação do seu uso, acrescentando conotações e algumas vezes alterando o seu significado. As palavras sofreram um tratamento plástico, passaram a ser desenhadas, o tamanho, a côr, a forma, a espessura, etc..., tornaram-se elementos importantes para o texto. Quando um personagem diz  "Oba" e isto é escrito na balão com letras pequenas e miúdas significa "falando baixo, com cuidado". Ao contrário, desenhada com letras grandes, e espessas , quer dizer "falando alto, exaltado".Dois sentidos diversos são dados pela mesma palavra através de tratamentos formais diferentes.

É evidente que o desenho da palavra existe também fora do campo das imagens. Mas nesse caso de existir uma conexão e uma síntese que se estabelece entre (e ao mesmo Tempo), a linguagem analógica das imagens e a digital das palavras. É exatamente nessa concomitância que está a importância dos mencionados transporte e tratamento do texto nessa relação organizada entre a informação analógica e a abstrata que criam um conjunto novo possibilitando um conhecimento rápido e preciso.

Testes psicológicos aplicados em crianças demonstraram que a informação quando transformada em história em quadrinhos era aprendida num tempo assustadoramente pequeno. Numa época em que a complexidade de conhecimento é cada vez maior, fácil é compreender a relevância desse fato, e portanto, colocar em discussão a literatura, o ensino, e mesmo a linearidade do conhecimento abstrato.

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