quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O herói vencido por uma doença

Olá, pessoal! Hoje irei falar sobre a dramática Graphic Novel "A Morte do Capitão Marvel",  com arte e roteiro de Jim Starlin e publicado no Brasil em 1982.



É necessário antes diferenciar os "Capitães Marvel", principalmente para os leitores mais jovens: O Capitão Marvel desta Graphic Novel é o herói alienígena do planeta Kree da Marvel Comics. Aquele que fala Shazam e tem um relâmpago no peito é o herói da DC Comics.

É deste Capitão marvel que estou falando...


... e não deste!


Feita a diferença, voltemos a falar da "Morte do Capitão Marvel"! Depois de tantas batalhas e ser um dos principais rivais do terrível Thanos, algo está errado com o Capitão Marvel. Devido aos seus poderes, Marvel descobre que tem um Câncer (no planeta Titã a doença é chamada de "Podridão Interna" e no planeta Kree é chamada de "Fim Negro") pois foi exposto a um gás radiotivo em uma luta contra o vilão Nitro.



A história é cheia de lembranças, despedidas, melancolia... um herói irá morrer e ninguém pode fazer nada! Ele não está enfrentando um inimigo que ele pode socar, chutar, pulverizar com um raio. Ele está numa luta injusta contra uma doença mortal, que ninguém consegue curar, sejaum  médico, seja um alienígena, seja o maior fenticeiro da Terra, seja um Deus nórdico. Resta aos outros heróis (e até alguns vilões) dizerem suas últimas palavras antes do inevitável fim.

Um apertado porém triste abraço na mulher amada.


E os mais poderosos heróis chegando ao planeta Titão para o último Adeus!


Este fato abala muitos dos amigos do Capitão Marvel. Rick Jones (não conhece, clique aqui) não aceita a morte do amigo e próprio Homem-Aranha não consegue ver um dos heróis mais poderosos do Universo (pelo menos do universo Marvel) definhando em uma cama. Porém, é na coragem do Capitão Marvel em aceitar a própria morte, que todos os amigos permanecem ao seu lado, com Rick Jones pedindo perdão a Marvel.



Antes de morrer, Capitão Marvel tem a inesperada visita do espírito de Thanos, que concede ao herói uma última gloriosa batalha. Nesta ilusão criada por Thanos, Marvel precisa impedir a destruição do seu coração pelas mãos de Thanos. Porém, isso é só uma ilusão de Thanos, como se fosse um alento para Marvel, e na realidade, o herói recebe um beijo da Morte e... fim!



Sim, um fim silencioso, com lágrimas silenciosas! Um fim tranquilo, para quem lutou muitas vezes para salvar o Universo! Um fim maduro e que nos faz refletir.



Diálogo marcante:

Homem-Aranha: N-não podia estar acontecendo! Não podia! O Capitão Marvel é um de nós, poxa vida... um super-herói! A gente morre com bala, bomba, não de uma coisa como Câncer! Não pode ser!

Hank Mccoy (Fera): Infelizmente é! Caso você não tenha notado, debaixo dos uniformes e poderes, nós somos mortais! Não dá para ter idéia de como a gente vai terminar esta vida!

Curiosidades:

- Capitão Marvel antes de ser um herói, era um capitão da força Kree chamado Mar-vell. Os humanos o chamaram de Marvel, e como era um capitão, se tranformou em Capitão Marvel.

- Em seu planeta natal, Capitão marvel sofreu preconceito racial, pois os krees geralmente nascem com pele azul e Marvel nasceu com a pele branca/caucasiana. (Ah, esta sociedade azul e opressora!!!!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário