terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

RELEMBRANDO ......... Pateta


Estamos falando do "Pateta", que apareceu pela primeira vez em 1.932, num desenho em preto e branco do "Mickey, Michey Revue", embora nessa sua primeira aparição tenha recebido o nome de "Dippy Dawg" (Dawg tem o mesmo som de Dog, cachorro,em inglês), por Walt Disney, foi apelidado pelos americanos como "Dippy the Goof (Goof, quer dizer tolo, bobão) e virou simplesmente "Goofy" por vontade popular.



Aos tradutores nacionais não restou alternativa senão adaptar o novo nome para "Pateta". Em 1.950, o primeiro gibi brasileiro do "Pato Donald" circulou com uma aventura típica do "Mickey", O Eterno Companheiro do camundongo, porém,respondia pelo nome de "Dippy". Era o mesmo trapalhão conhecido como "Pateta". Ainda no universo Disney, as tiras de jornais,criadas por Floyd Gottfredson na década de trinta mostravam a casa de 'Mickey" infestada de sobrinhos. Como dava uma tremenda mão-de-obra rabiscar tantos ratinhos, os artistas de estúdio combinaram que a prole seria reduzida a uma dupla :- "chiquinho e Francisquinho". Mas a escalada do "Pateta" teve muitas performances até chegar ao estágio atual.



Ele começou com coadjuvante do "Mickey" e do "Donald" em vários desenhos da década de 30. Quando a Disney parou de produzir curtas para cinemas, o personagem foi rareando em suas aparições cinematográficas. Nos gibis, continuou como coadjuvante "Mickey"e, nos anos 60, recebia uma dose de superpoderes, graças aos seus super amendoins : surgia nos gibis , o "Super Pateta", sob o traço de Paul Murry, então o principal desenhista do "Mickey". E esse super herói estranho, cujo uniforme é uma roupa de baixo, continua voando até hoje nos quadrinhos.



Nos anos 80, o "Pateta",virou mascote da Seleção Olímpica e fez algumas aparições em especiais de TV, sem contar com a clássica ponta que teve no filme de Roger Rabitt. Nos anos 90, ele saiu definitivamente do ostracismo quando virou o principal astro do programa "Goof Troop" em que, em novas aventuras ( ao todo são 78 episódios), continua fazendo sua trapalhadas, agora dividindo o estrelato com o filho "Max". E o vilão é nada menos que o famigerado "João Bafo de Onça", que agora vem a ser o vizinho do "Pateta". Os dois vivem uma série de desventuras domésticas. Mas os filhos, ao contrário dos pais,são bem amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário