terça-feira, 30 de maio de 2017

RELEMBRANDO ....... Love and Rockets

De dez em dez anos surge algo realmente novo e revolucionário no universo dos quadrinhos. O século começou bem com Little Nemo, de Winsor McKay. Na década de 20 se consolidaram os talentos de George Harriman ( Krazy Cat), e E.C. Segar (Popeye). Os anos 30 revelaram Will Gould, Alex Raymond, e outros autores que se tornaram clássicos. Nos anos 40 foi a vez de Will Eisner dominar com o seu Spirit. Nos anos 50, a melhor coisa foi os quadrinhos da E.C., editados por Gaines Feldstein e Kurtzman. Já nos anos 60 foi a vez dos europeus entrarem na dança : na França Forest criou Barbarela; na Itália Crepax, concebeu sua Valentina. E para não ficarem atrás, os americanos Robert Crumb e Gilbert Shelton praticamente inventaram o quadrinho underground. Nos anos 70, novamente os franceses marcavam um tento, fundando os humanóides associados e lançando a revista Metal Hurlant.Nos anos 80 .... bem muita coisa boa surgiu nessa década, desde Frank Miller aos quadrinhos de Bill Watterson (Calvin and Hobbes).



Mas seguramente, a coisa mais genial, produzida nessa década, veio de dois irmãos californianos , os mexicanos Hernandez- Jaime e Gilbert, com seu Love and Rockets. Os Hernandez inicialmente eram três, e foi do mais velho, Mario, a ideia de lançar um gibi produzido por eles mesmos. Em 1.981, eles juntaram suas economias e produziram um gibi quase artesanal por conta própria, com tiragem de 800 exemplares, com histórias escritas e desenhadas pelos três. Um exemplar de cortesia foi parar nas mãos do editor Gary Groth, do Comics Journal, conhecido por suas críticas virulentas sobre tudo o que era lançado no mercado. Em vez de uma crítica desbancando a revista , os Hernandez, receberam uma proposta,do próprio editor, Love and Rockets, num esquema mais profissional, através de sua editora, a Fantagraphics.



Assim em 1.982, saiu um novo número 1 , com mais páginas e no foramato atual. Daí em diante, os Hernandez não pararam mais de brilhar e viraram cult. Mario foi abandonando lentamente a revista, deixando tudo nas mãos dos manos Jaime e Gilbert." Love and Rockets" significa Amor e Foguetes, e era mais ou menos sobre isso que a revista falava. Jaime criou um universo alternativo, onde se situavam as aventuras de Maggie, a mecânica, ora consertando foguetes, ora apaixonada pelo chefe, Rand Race, ou pelo colega de quarto, Hopey. A série evoluiu até se transformar em Locas, onde além das próprias Maggie e Hopey, desfilavam as amigas Penny, Izy e Terry, e também as lutadoras Vicki Glory e Rena Titanom e toda uma galeria de personagens, incluindo o milionário H.R.Costigan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário