A série de Mafalda tem sido comparada com as dos Peanuts, de Charles 
Schulz. Seus personagens: (Mafalda, Susanita, Felipe, Manolito, 
Miguelito, Libertad, Guile ), encontraram correspondência temática nos 
personagens mais conhecidos dos Peanuts: (Charlie Brown, Snoopy, Lucy,
 Linus, Schroeder e outros). Mas esta correspondência é muito precária, a
 não ser numa fase inicial das tiras de Quino, se bem que o Felipe, em sua
 eterna angústia e timidez, tenha um pouco de Charlie Brown e um pouco de
 Snoopy. Mas as diferenças entre as duas criações são muitas, ou cada vez 
mais maiores: uma ( a Mafalda) se marca pela policidade; a outra pela 
existencialidade. A poesia que envolve as duas também vai envolver 
muitas produções elaboradas pelos quadrinhos: seja a poesia gráfica de 
Valentina ou a Saga de Xam, seja a poesia temática do Little Nemo ou do 
Krazy Cat, seja a poesia mágica de Brucutu ou do Bronco Piller, seja a 
poesia social do Ferdinando ou do Pogo.
Oscar Steinberger apontou com 
precisão as diferenças: nos Peanuts, haveria tragédia - na Mafalda, alusão á
 tragédia; nos Peanuts, uma condição neurótica que escamoteia a percepção
 do real - na Mafalda, uma visão racional da história; nos Peanuts,uma 
predominancia de personagens sem lucidez - na Mafalda, uma concreção de 
idéias que diminuem a distância entre o pensamento e a emoção. 
Steinberger, todavia,cometeu dois equívocos: situa a Mafalda como uma " 
Humanista atualizada " sem precisar o seu conceito; considera a 
realização de Quino, menos quadrinizante do que os citados Peanuts, já 
que, para ele, seria uma formação entre os quadrinhos e os cartuns. 
Ora, ver-se-á, que uma leitura comparativa voltada para Mafalda e para 
os Peanuts, os Tumbleweeeds ( de Tom K. Ryan ), Andy Capp ( de Reg 
Smithe ), Doonesbury ( de G.B.. Trudeau) B.C. ( de Johnny Hart), The 
Droputs (de Howard Post), revelará a exemplar narratividade da tira 
argentina justamente em termos de quadrinhos. Uma narratividade que, por 
sua força expressional se destaca sobre os demais.

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