terça-feira, 14 de março de 2017

RELEMBRANDO ........ Cisco Kid Parte I de II

Em 1.929, uma novela de O'Henry intitulada " O Caminho do Caballero" ,foi adaptada para o cinema sob o título de " No Velho Arizona ". O personagem principal se chamava Cisco Kid. Diante do sucesso desta adaptação, foi produzido uma série de filmes baseada no personagem de Cisco.



Em 1.944, uma tentativa de quadrinização da história , pela Comic Books, só resultou em 3 números, desenhados por John Giunta. Entretanto, o interesse pelo personagem Cisco Kid permaneceu e em 1.948 um novo filme " O Amigo Alegre ", estreava com um fabuloso contrato para a televisão. Com o sucesso, a série de TV foi imediatamente adaptada para quadrinhos.

Leo Carrillo (esquerda) como Pancho e Duncan Renaldo como Cisco Kid


 Desta vez,em 1.950, o destino da história estava nas mãos da Dell Comics. Os textos de Rod Reed eram desenhados por Robert Jenney, substituído ocasionalmente por Alberto Giolitti. A coleção sobreviveu até 1.958 e editou 48 números.



A King Syndicate não ficou indiferente a este êxito em várias frentes do personagem Cisco Kid e resolveu publica-los em quadrinhos diários. Rod Reed, autor das revistas se encarregou dos roteiros e um desenhista argentino, em visita aos Estados Unidos, os desenhou : José Luís Salinas.



José Luís Salinas nasceu em 11 de Fevereiro de 1.908. Em 1.929 colaborou algum tempo nas " Páginas de Columba " e na " El Tony", antes de iniciar sua carreira na publicidade. e somente em 1.936, que emprenderá a primeira verdadeira produção, " Hernan, El Corsário ", onde obteve relativo sucesso.



Ele então se lança a uma longa série de adaptações em quadrinhos de grandes romances de juventude. Esta série, sob o título genérico de "Las Grandes Novelas de Aventuras", retoma os relatos de Dumas, Verne, Emilio Salgari, Fenimore, Cooper, e sobretudo, vários títulos do grande romancista inglês Henry Rider Haggard, o prestigioso autor da incomparável Ela e das Fabulosas Minas do Rei Salomão. Com o seu amor pelos animais,Salinas ilustra também " O Livro da Jângal",de Kipling.

José Luis Salinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário