terça-feira, 14 de março de 2017
Tarzan versus Predador no Coração da Terra
O Tarzan apresentado nesta história pode parecer estranho para a maioria dos leitores. Ele não é o homem-macaco primitivo, consagrado pelo cinema e mais recentemente, por um seriado de televisão. Este é o Tarzan dos Macacos, como foi escrito por Edgar Rice Burroughs : Lorde Greystoke, par do Império britânico , um líder de homens e um lutador feroz como qualquer animal selvagem. Nada de "Me Tarzan,You Jane".
Alguns poderão até achar mais semelhanças entre este Tarzan e o Fantasma de Lee Falk, do que com o Tarzan do cinema - o que não seria surpresa. Quando Falk criou o Espírito-que-anda, Tarzan já era uma instituição na literatura popular há muitos anos. O mesmo pode ser dito de Pellucidar. O conceito de um outro mundo na superfície interna de uma terra oca, pode ser mais conhecido dos leitores através do Guerreiro, personagem de quadrinhos,criado por Mike Grel, que teve aventuras no mundo perdido de Skartaris em mais de cem números da revista Warlord, publicado pela DC Comics.
O modelo, porém, é claramente Pellucidar , que Burroughs apresentou no livro At the Earths Core, em 1.922,e, que Tarzan visitou pela primeira vez no livro Tarzan at the Earth's Core de 1.930. Não que a ideia original seja de Burroughs - o conceito é mais antigo, e há quem o defenda ainda hoje como realidade ( ver o livro de Raymond Bernard, A Terra Oca ), apesar de todas as evidências científicas em contrario.
Pellucidar rendeu vários volumes com as aventuras de Abner Perry, David Innes e Jason Gridley, e é o terceiro grande universo ficcional de Burroughs, ao lado de Tarzan e das histórias de Barsoom, que narram as aventuras do terrestre John Carter em Marte.
Walter Simonson e Lee Weeks escolheram Pellucidar como terreno para o confronto entre o maior guerreiro das selvas terrestres e os supremos caçadores espaciais : os Predadores.É uma escolha que reforça a diferença entre os oponentes : neste mundo selvagem, toda a tecnologia fica ao lado dos Predadores, enquanto a familiaridade com o terreno favorece Tarzan. As estranhas raças que povoam Pellucidar, fortalecem o elemento fantástico desta saga, acrescentando complicações e obstáculos que Tarzan terá que usar todas as suas capacidades para poder vencer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário