Outro personagem é Albert, The Aligator, um eterno devotado a sátira política.Walt Kelly, não deixa por menos apresentando, por exemplo, Fidel Castro e a cara de um dos bichos. O maior interesse da tira,de espírito pós-freudiano e pós joyceal é o revide e a enfâse posta sobre o uso do inglês, e as inconsequências semânticas da linguagem destes animais que escrevem poemas, porém para perguntar só depois a significação (Oscar Masotta,La historieta em El Mundo Moderno,Paidos 1.970,pag. 73).
Pogo, entre outras revistas é publicada na revista A Patota.Walt Kelly, trabalhou como reporter e cartunista no Bridgeport Post, de Connecticut. Passou pelos estúdios de Walt Disney, onde ajudou a animar particularmente Fantasia e Dumbo. Depois de 1.941, por participar das lideranças de uma greve naquele estúdio, Kelly mudou-se para o leste, onde iniciou seu trabalho como desenhista em comics books. Para as revistas da Western Printing, entre outros, ele criou Bombazine and Albert, The Aligator.
O personagem central era um garoto de um pântano chamado Okefenokee e que tinha como animal de estimação, um jacaré. Isto foi idéia que originou Pogo, uma daily-strip-publicada a partir de 1.948, no pântano de Okefenokee, o universo essencialmente animal de Walter Kelly, que conseguiu criar uma das mais ricas e variadas séries de quadrinhos. Apesar do humor e a presença inocente de jacarés, tartarugas, ursos, corujas e outros animais, na série Pogo, devidamente caracterizados, apareceram figuras políticas reais da época, como Mccart, Fidel Castro, Khruchtchen e muitos outros.
Por causa disto,a série nunca teve grande popularidade, sendo lida e apreciada especialmente por um público adulto mais conscientizado. Foi realmente uma das primeiras tiras de "Humor intelectualizado". Um psicólogo, Kenneth Fearing, referiu-se a Pogo e Albert (the aligator), como as representações simbólicas do ego e do id. Em meados da década de 60, porém,a saúde de Kelly tornou-se cada vez mais fraca. Pogo foi sendo assumido por seus auxiliares, e, após a morte de Kelly, por sua viúva Selby e seu filho Stephan, sendo desativada em 1.975. Hoje circula em reedições por muitas revistas, ganhando álbuns de compilação constantemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário